sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Molho de tomate

Algumas pessoas me perguntaram como faço meu molho de tomate, que na verdade não é meu, aprendi a fazer no grupo do Facebook: 365 dias de comida honesta, como adoro simplificar tudo e evito ficar muito tempo no fogão, adorei quando vi como é feito, vamos lá?


Não costumo usar medidas exatas, faço tudo meio "a olho", compro cerca de 4kg de tomate (de preferencia orgânico, pois o molho utiliza as cascas), corto em 4 e distribuo e travessas e em seguida salpico bicarbonato por cima, para retirar a acidez.


Por cima dos tomates esparramo ervas grosseiramente picadas (no dia da foto foi salsa, coentro, cebolinha e manjericão), um pouco de orégano, alho picado e sal.
Rego com um pouco de azeite, cubro com papel alumínio e levo ao forno alto por 40 min. Depois desse tempo os tomates estarão bem macios e é hora de tirar o papel alumínio (com cuidado para não se queimar) e manter no forno alto por mais 20 min.

Então espero tudo esfriar, bato tudo no liquidificador, ajusto o sal e congelo em formas individuais, tenho molho pronto e fresco sempre que preciso :)







Esse molho fica bem consistente e apenas um pouco mais claro do que o apurado no fogão, mas o sabor é perfeito!

Obs: Recebi a informação que para congelar é melhor evitar embalagens de alumínio, pois a acidez do tomate libera alumínio no molho, desconheço se é fato ou não, sei apenas que devemos evitar panelas de alumínio para cozinhar, se alguém passar por aqui e tiver um link sério a respeito, eu agradeço :)

Beijos

4 comentários:

  1. Oi Lu, obrigada pela receita, adoro tomate assado, vou experimentar...
    qto ao alumínio eu já observei ao cobrir lasanha e guardar na geladeira, o alumínio ficava furado onde o molho encostava, não sei nada comprovado, mas evito essa mistura. O meu vou congelar em saquinhos plásticos, pois acho que fica mais barato tb. Beijo

    ResponderExcluir
  2. interessante Isa, nunca aconteceu por aqui, vou ficar atenta, valeu compartilhar :)
    depois conta se gostou do resultado do molho
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Sou péssima na cozinha mas até tive vontade experimentar esse molho...Mas sabe... Estou precisando de um refrigerador com esse espaço no congelador. O meu não cabe nada. Posso ser atrevida a ponto de perguntar qual o modelo do seu refrigerador? É frost free?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, me desculpe a demora a responder...
      Sim é frost free, é um modelo mais antigo da bosh, acho q o modelo é Glass Line
      bjs

      Excluir